A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas e tradições. O Brasil é muito rico nesse assunto, inclusive apresenta diferenças no próprio clima.
Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, os indígenas e os escravos africanos.
No nordeste, temos as manifestações na dança com bumba meu boi, maracatu, carnaval, ciranda, frevo, capoeira. A festa de Iemanjá, a lavagem das escadarias do Bonfim e o artesanato (representado pelas rendas) atraem muitos turistas. Na culinária temos, carne de sol, canjica, arroz doce, frutos do mar, buchada de bode, pamonha, cocada, vatapá, pé de moleque e etc.
No sul, a diversidade é grande entre os portugueses, espanhóis, alemães e italianos. Temos a festa da uva (italiana), Oktoberfest (Alemã) e Fandango (Portugal). Na culinária, temos: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe e o vinho.
No norte, temos O Círio de Nazaré, a festa do boi bumbá (Amazonas). A culinária é rica em peixes, mandioca, camarão seco, etc.
No centro oeste, temos a cavalhada de Goiás, O cururu de Mato Grosso e também Mato Grosso do sul. A culinária é composta de peixes do pantanal, pamonha, pequi, entre outras.
No sudeste, Temos as comemorações da páscoa, festa de Iemanjá, carnaval, samba de lenço e folias de reis.
A culinária foi influenciada pelos escravos, índios e diversos imigrantes europeus e asiáticos. Temos a feijoada, pão de queijo, virado á paulista, farofa e até mesmo a pizza.
A EK. PRODUÇÕES abre as cortinas para os personagens folclóricos, neste espetáculo cheio de conteúdo e fantasia que mescla atores e bonecos.
Para desenvolver um trabalho escolar, Beto e Patty saem pesquisando á respeito dos personagens folclóricos.
A dupla chega ao sítio do Sr. Barnabó e não são bem recebidos pelo caipira, este sente cheiro de confusão. Beto quer fazer do Saci um prisioneiro acreditando que possa realizar seus desejos.
O Saci é muito brincalhão, porém desatento. Acaba sendo capturado e aí começa a nossa história. Curupira, lobisomem, bruxa e até o boitatá dão o ar da graça. Assim começa uma grande aventura com muitas travessuras
Uma história interpretada de maneira cômica, dando o devido valor ao nosso folclore brasileiro.
O grande objetivo do espetáculo é mostrar ás crianças que hoje em dia tem pouco contato com esse universo, a beleza e a diversidade dos personagens do folclore brasileiro que são elementos mágicos e jamais poderão ser esquecidos.
Duração: 45 minutos
http://www.cultura.pmmc.com.br/index.php?view=details&id=1277%3Asaci&option=com_eventlist&Itemid=65
http://programacirculacao.com.br/folclore-e-tematica-de-peca-infantil/
http://programacirculacao.com.br/folclore-e-tema-de-peca-infantil-no-mogi-shopping/
http://maximaassessoria.blogspot.com.br/2011/07/continental-shopping-promove-teatro.html
http://blogcontinentalshopping.blogspot.com.br/2011/08/teatro-gratuito-nesse-domingo-so-aqui.html
http://blogcontinentalshopping.blogspot.com.br/2011/08/teatro-gratuito-nesse-domingo-so-aqui.html
http://www.diademaportal.com.br/cultura/biblioteca-santa-luzia-recebe-espetaculo-sobre-o-folclore/
http://www.abcdoabc.com.br/diadema/noticia/diadema-apresenta-beleza-folclore-21530